Fábio Dória Scatolin (secretário Municipal de Planejamento de Curitiba). Crédito: Cintya Hein. |
A cidade de Foz do Iguaçu será anfitriã nos dias 24 e 25 de junho, do 4° Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia (4º EPECO), que será realizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR).
O evento que acontece no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, tem como objetivo debater a situação macroeconômica do Brasil, a economia e o desenvolvimento socioambiental, o curso de economia e ainda o mercado de trabalho. O tema central desta edição: “O que esperar da Economia Brasileira: Pra onde vamos”, irá discutir a situação econômica do Paraná e do Brasil, com economistas de renome nacional.
A abertura do evento será no dia 24, com o debate sobre a Situação Macroeconômica do Brasil, que será discutido pelos economistas Fábio Dória Scatolin (secretário Municipal de Planejamento e Administração da Prefeitura de Curitiba) e João Sicsú (professor-doutor no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Esse debate contará com moderação do presidente do CORECONPR, o economista Eduardo Moreira Garcia.
No segundo dia do evento, serão realizados dois painéis. O primeiro, com o tema “Matriz de Insumo produto como instrumento de planejamento econômico” vai reunir dois economistas debatedores, Alexandre Alves Porsse (UFPR/USP) e Paulo Brene (UENP/CORECONPR), com moderação do economista Laercio Rodrigues de Oliveira (CORECONPR/UEL). Este painel vai destacar a utilização eficaz dessa ferramenta no planejamento orçamentário e de receitas dos órgãos públicos municipais e estaduais.
O painel II seguirá o mesmo formato, colocando dois profissionais de renome, que são especialistas no assunto, para discutir as “Perspectivas do desenvolvimento regional no Paraná sob a ótica ambiental: quo vadis!”. A proposta é analisar o alto índice de crescimento da região Oeste e de todo o Estado do Paraná, em especial o agronegócio e o seu papel relevante para o Brasil. Porém, acima de tudo, observar se este crescimento está gerando desenvolvimento, e se está ocorrendo em conformidade com a sustentabilidade ambiental. No debate, será destacada a preocupação com um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, a água. O painel terá como debatedores os profissionais Jair Kotz (Itaipu Binacional) e o economista da Unioeste/Toledo, Jandir Ferrera de Lima. A moderação será de Geisiani Michelle Zanqueta de Pintor, da Unila.
A programação vai encerrar com a palestra do economista e professor de Política Econômica da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), José Luiz Pagnussat. Ele irá falar sobre o currículo do curso de economia e mercado de trabalho.
Minicursos
Os inscritos no EPECO também poderão participar do minicurso de Perícia Econômico-Financeira, com a economista Vanya Trevisan Marcon e do minicurso de Mediação e Arbitragem, com o economista Luiz Antonio Rubin
Serviço: 4º Epeco
Data: 24 e 25 de junho de 2016 – sexta-feira (das 19h às 23h) e sábado (das 8h às 18h30) .
Local: Parque Tecnológico de Itaipu (Av. Tancredo Neves, 6731 - Jardim Itaipu) - Foz do Iguaçu/PR .
Informações e inscrições: www.coreconpr.org. br/4epeco ou 41 3336-0701 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário